Compartilhe
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, divulgou uma nota técnica recomendando a flexibilização das regras sanitárias contra a covid-19 para os viajantes que chegarem ao Brasil.
Entre as mudanças está o fim da exigência de um teste de covid para aqueles que já forem vacinados e que chegarem por aqui por via aérea, além do fim da quarentena. Propôs, ainda, a suspensão da declaração do viajante, documento que tem que ser preenchido antes de ingressar no país.
Também foi recomendada a reabertura da fronteira internacional aquaviária para passageiros, desde que vacinados com teste negativo para covid-19. Agora, independentemente de como a pessoa ingresse no país, o comprovante de vacinação continua sendo exigido.
Se a pessoa não tiver com o esquema vacinal completo ou não foi vacinada, vai ter que apresentar resultado negativo para covid em teste feito até um dia antes do embarque para o Brasil.
A Anvisa sugeriu que as alterações sejam colocadas em prática, preferencialmente, a partir de 1º de maio. Mas, isso depende da avaliação do grupo Interministerial quanto ao cenário epidemiológico para definição da data mais adequada para flexibilização das medidas sanitárias. E que as medidas podem ser revistas caso esse cenário mude no país.