Compartilhe
Capixaba vende rifa de bicicleta para ajudar refugiados ucranianos na Polônia.
Movimento tem apoio de equipe de canoa havaiana.
Uma família capixaba com descendência polonesa não ficou indiferente vendo o sofrimento dos refugiados ucranianos que procuram a Polônia para fugir da guerra da Ucrânia. Jacqueline Ignatowska, filha de poloneses e com parentes residindo na cidade de Novy Staw, no Norte da Polônia, está organizando uma rifa de uma bicicleta com o objetivo arrecadar o equivalente a 2 mil euros ( cerca R$ 12 mil) para ajudar a manter uma família de 7 refugiados ucranianos no território polonês. As vendas já começam na última sexta-feira e o movimento está sendo apoiado por uma equipe de praticantes de canoa havaiana que fica na dos namorados.
O interessante é que essa família foi abrigada pela família Ignatowska em sua residência em Novy Staw. “Essa semana fiquei muito sensibilizada ao receber um pedido de ajuda de um familiar que está recebendo refugiados da Ucrânia em sua casa. É uma família de 7 pessoas, sendo 5 crianças que vieram a pé até a fronteira da Polônia em busca de ajuda.”, explicou Jacqueline.

Ela contou que seus familiares tem um mercado na região e, além de abrigarem os ucranianos em sua residência, estão custeando parte da estadia dos refugiados, através de alimentos e roupas. Jacqueline disse ainda que eles também estão arrecadando alimentos, roupas e dinheiro para ajudar outros refugiados, que são muitos. Outras famílias polonesas também na cidade abriram a porta de suas casas para recebê-los.
“Os custos são muito altor para ajudar tantos refugiados e, diante, dessa situação decidi fazer uma rifa para conseguir levantar fundos para enviar para eles na Polônia. O valor de cada rifa é 10,00 reais e o prêmio será uma bicicleta. Também estamos aceitando doações”, afirmou Jacqueline Ignatowska, que está contando com a ajuda da sua filha, Fernanda Ignatowska para ampliar a rede de solidariedade ao povo ucraniano.
Segundo Fernanda, a repercussão da iniciativa tem sido muito boa e muitas pessoas já se ofereceram para colaborar. “Há uma comoção mundial pela situação de sofrimento que passa a população da Ucrânia por uma guerra violenta imposta sem justificativa. Tenho certeza que nossa contribuição, mesmo pequena, vai ajudar muito a esse refugiados”, destacou.
Quem quiser contribuir com a rifa ou doações, pode contactar Fernanda Ignatowska pelo telefone 27-99914- 2600.