Compartilhe
Renato Casagrande venceria já no 1º turno com 56,88% dos votos válidos.
Pesquisa realizada pelo instituto Orizzonte Pesquisas sobre intenções de voto ao governo do Estado, aponta ampla vantagem do atual governador Renato Casagrande sobre os prováveis concorrentes e, se a eleição fosse hoje, ele venceria no primeiro turno com 56,88% dos votos válidos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob o número ES-06756/2022.
Em todos os cenários, Renato Casagrande superaria os concorrentes, No cenário espontâneo, Renato Casagrande (PSB), aparece com 24,4% das intenções de votos, 17,8% a frente do senador Fabiano Contarato (PT), que tem 6,6%. Já Manato (PL), com 4,7%, aparece em terceiro, seguido pelo ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede) com 3,5%. Em quinto está Eric Musso (Republicanos), com 1,5% das intenções de voto.

Considerando a margem de erro da pesquisa, que é de 3,1%, é possível afirmar que Fabiano Contarato (PT), Manato (PL), Audifax Barcelos (Rede) e Eric Musso aparecem tecnicamente empatados. Agora se analisado somente os votos validos, o Governador Renato Casagrande (PSB) venceria já no 1º turno com 56,88%, seguido por Fabiano Contarato (PT) com 15,4%, Manato com 11%, Audifax Barcelos (Rede) 8,24% e 3,44% para Eric Musso.
Ainda na espontânea, os indecisos ou os que não souberam responder, chegam a 34,5%, enquanto 20,2% afirmam que vão votar em branco o anular o voto.
Possível vitória com folga.
.jpeg)
Na intenção estimulada de votos, o atual governador Renato Casagrande (PSB) lidera com 38,5%, seguido pelo Senador Fabiano Contarato (PT) 13,2%. Manato (PL) mantém a terceira posição com 9,3%, seguido por Audifax Barcelos (Rede) com 5,5, Eric Musso soma 3,1%. Nesse cenário, considerando somente os votos validos, o Governador Renato Casagrande, venceria as eleições no 1º turno com 55,38%, contra 44,62% de todos os outros candidatos juntos. Analisando agora o cenário estimulado, observa-se que o número de indecisos ou que não souberam responder cai para apenas 8,8%. Já os que dizem votar em branco ou nulo cai apenas 0,7%, totalizando 19,5%.
