Compartilhe
Casagrande amplia vantagem e chega a mais de 63% dos votos válidos.
Em nova rodada de pesquisa do Instituto Orizzonte Pesquisa para o Governo do Estado, o governador Renato Casagrande ampliou a vantagem em relação à amostragem anterior e venceria com facilidade as eleições para governador com 63,4% dos votos válidos. Na pesquisa anterior, ele venceria com 56,88% dos votos válidos, um salto de mais de seis pontos percentuais. O referido estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral, sob o número ES-08119/2022.

No cenário espontâneo Renato Casagrande (PSB) agora aparece com 39,6% das intenções de votos, 34,2% a frente de Fabiano Contarato (PT) que tem 5,4%, já Manato (PL) com 4,4% aparece em terceiro, seguido pelo ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon (PSD) com 3,5% seguido por Eric Musso (Republicanos) 3,3%, Audifax Barcelos (Rede) com 2,8%, Felipe Rigoni (União Brasil) com 2,6% Aridelmo Teixeira (Novo) com 1,0% respectivamente.
Considerando a margem de erro da pesquisa que é de 3,1%, podemos afirmar que Fabiano Contarato (PT), Manato (PL), Eric Musso (Republicanos), Audifax Barcelos (Rede), Felipe Rigoni (União Brasil) e Aridelmo Teixeira (Novo) aparecem tecnicamente empatados. Agora se analisado somente os votos validos, o Governador Renato Casagrande (PSB), venceria já no 1º turno com 63,4%, seguido por Fabiano Contarato (PT) com 8,7%, Manato com 7,0%, Eric Musso (Republicanos) 5,2%, Audifax Barcelos (Rede) 4,4%, Felipe Rigoni (União Brasil) 4,1% e por fim Aridelmo Teixeira (Novo) 1,6%. É necessário chamar a atenção para o alto numero de indecisos ou que não souberam responder que é de 26,1%, com 10,9% de brancos e nulos.

No cenário estimulado, o número de indecisos ou que não souberam responder cai para apenas 11,2%. Já os que dizem votar em branco ou nulo cai apenas 7,9%, totalizando 19,1%. Quanto a intenção de votos, o atual Governador Renato Casagrande (PSB) aparece com 45,3%, seguido pelo Senador Fabiano Contarato (PT) 11,92%, com Manato (PL) mantém a terceira posição com 6,8%, seguido por Guerino Zanon (PSD) 4,3%, Eric Musso (Republicanos) com 4,2% Audifax Barcelos (Rede) com 3,9%, Felipe Rigoni com 3,4% e Aridelmo Teixeira (Novo) com 1,3% respectivamente, porém, considerando somente os votos validos o Governador Renato Casagrande, venceria as eleições no 1º turno com 56,0% contra 44,0% dos votos de todos os outros candidatos juntos.
