Compartilhe
Dr. Antônio foi eleito prefeito de Itapemirim na eleição complementar para prefeito do município nesse domingo, 5 de junho. Em uma eleição apertada na reta final, Dr. Antônio obteve 13.602 votos, chegando a 50,13% dos votos válidos. O prefeito em exercício Zé Lima, candidato a prefeito pelo PDT, cresceu na reta final e teve 48,11% dos votos dos eleitores de Itapemirim, o que correspondeu a 12.539 votos. O ex-vice prefeito Niltinho (PSDB) obteve apenas 460 votos, o que representou 1,77% dos votos válidos.
Todas as pesquisas registradas apontavam a vitória de Dr. Antônio com uma margem folgada, mas na reta final venceu a polarização entre os principais candidatos e a diferença ficou em 2,62% de diferença a favor de Dr. Antônio, o que correspondeu 1.063 votos na frente. É importante ressaltar que as últimas eleições em Itapemirim sempre foram acirradas, com pouca diferença entre os dois primeiros colocados.
SURGE UMA NOVA LIDERANÇA
Apesar da derrota, analistas da política local de Itapemirim avaliam que Zé Lima sai fortalecido e se destaca como uma nova liderança política da região, ocupando espaço deixado por ex-prefeitos.
A força política de Zé Lima vai pressionar o governo de Dr. Antônio, que vai precisar mostrar rápidos resultados para unir a cidade e tentar diluir a possível força do grupo de Zé Lima.