Compartilhe
Nesta terça-feira (17), foi apresentada a nova Central de Videomonitoramento de Aracruz para representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Aracruz, com a participação da imprensa e secretários municipais. A Central Integrada de Segurança e Inteligência de Aracruz é uma das mais modernas do país e conta, além do videomonitoramento urbano na sede e interior, com câmeras de leitura de placa. O sistema opera 24 horas durante os sete dias da semana.
“É uma grande contribuição para a segurança de toda a população”, afirmou o prefeito Dr. Coutinho. Para os representantes do comércio e imprensa foi apresentada a funcionalidade, a facilidade da operação e o alcance do sistema.
Uma das vantagens do sistema é o botão de pânico que será entregue aos comerciantes, que é acionado quando a pessoa suspeita de alguma atividade criminosa no seu estabelecimento. “Imediatamente a câmera mais próxima começa a acompanhar e registrar a possível ocorrência, e a Central aciona a Polícia se a atividade criminosa for constatada”.
O presidente do CDL, Aroldo Lopes Rampinelli, disse que com o sistema em operação o comércio de Aracruz terá mais segurança para trabalhar, assim como os clientes e a população em geral. “Vamos ampliar o debate com o comércio, inclusive com uma ampla reunião no CDL especificamente sobre esse tema, para que todos saibam como usar da melhor forma o videomonitoramento”, acrescentou.
Mesmo em pouco tempo de operação, as Câmeras já flagraram acidentes de trânsito, roubos de motos e tráfico de drogas, que foram informados em tempo real à Polícia Militar, resultando na recuperação de uma moto e na apreensão de 51 pinos de cocaína. “É um sistema excepcional, que traz segurança para a população de Aracruz”, afirmou Meireles. “Agora temos um videomonitoramento que realmente funciona e que vai dar mais segurança para toda a população”, acrescentou o vice-prefeito Beto Vieira.