Compartilhe
O novo sistema de videomonitoramento de Aracruz foi apresentado nesta terça-feira (17), às forças de segurança, Justiça e Ministério Público de Aracruz. Representantes da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Civil participaram do evento na nova Central Integrada de Segurança e Inteligência.
A Central Integrada de Segurança e Inteligência de Aracruz é uma das mais modernas do país e conta, além do videomonitoramento urbano na sede e interior, com câmeras de leitura de placa. O sistema opera 24 horas durante os sete dias da semana. “É uma grande contribuição para a segurança de toda a população”, afirmou o prefeito Dr. Coutinho.
Para o titular da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Aracruz, delegado André Jaretta, o novo sistema irá contribuir com o serviço da polícia. “Aracruz sai na frente no aspecto de investimento em segurança. A nova tecnologia implantada vai auxiliar na produção de provas, identificação de autores e, assim, possibilitar a resolução de crimes ou até mesmo que eles sejam evitados”, disse.
O representante do Ministério Público afirmou que essa ferramenta vai facilitar a condenação principalmente de traficantes que atuam no município, já que as imagens de alta resolução, que poderão ser usadas como prova de delitos, vão ajudar a combater o tráfico e outros delitos na área criminal.
Na próxima terça-feira haverá uma nova reunião para definir as formas de obtenção das imagens pelas forças de segurança, Justiça e Ministério Público.
Mesmo em pouco tempo de operação, as Câmeras já flagraram acidentes de trânsito, roubos de motos e tráfico de drogas, que foram informados em tempo real à Polícia Militar, resultando na recuperação de uma moto e na apreensão de 51 pinos de cocaína. “É um sistema excepcional, que traz segurança para a população de Aracruz”, afirmou Meireles. “Agora temos um videomonitoramento que realmente funciona e que vai dar mais segurança para toda a população”, acrescentou o vice-prefeito Beto Vieira.