Compartilhe
28/11/2023 às 16:13- Publicado por: Alessandra Mesquita
Aracruz conquistou mais um prêmio importante na área de Meio Ambiente. Na noite da última segunda-feira (27) o município foi ganhador na categoria “Cidade para as Pessoas” no 2º Prêmio “Boas Práticas Gerson Camata”, promovido pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes). A premiação busca reconhecer e divulgar as iniciativas mais destacadas desenvolvidas nos municípios capixabas.
Aracruz foi o vencedor com o projeto “Piraquê-vivo” e foi agraciado com o prêmio de R$100 mil, destinados à execução e desenvolvimento das atividades propostas. O projeto visa uma gestão ordenada das atividades desenvolvidas na Unidade de Conservação, garantindo a preservação e uso sustentável dos recursos naturais. Dessa forma, o “Piraquê-Vivo” envolve ações com o objetivo de restauração do manguezal, manutenção dos recursos hídricos e do estoque pesqueiro, mutirões de limpeza, projetos de geração de renda, atualização do código de meio ambiente, efetivação da fiscalização e da educação ambiental.
O prefeito, Dr. Coutinho, que esteve presente no evento junto com o secretário de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira, e servidores da pasta, ficou muito feliz com a premiação. “Esse programa além de ser importante para a recuperação da área de manguezal, tem ajudado na melhoria da qualidade de vida das comunidades tradicionais, constituídas por pescadores, catadores e marisqueiros, e ainda os povos indígenas que têm o rio e o manguezal como meio de existência. Os manguezais são riquezas do nosso município e por isso devem ser preservados e cuidados. Acredito no poder transformador e esse prêmio é a prova da colheita de bons frutos”.
MAIS PRÊMIOS
Os projetos “Artebovis: conhecimento ancestral garantindo um futuro sustentável às extrativistas – Artesãs de Aracruz” e “Horta da Gente” foram premiados na categoria “Poder Público”, do Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2023, da TV Gazeta.
Fonte: Prefeitura de Aracruz